quarta-feira, 14 de maio de 2014

ENCONTRO CATARINENSE DE SAÚDE MENTAL: PFDC promove série de atividades durante 10a edição do evento

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão esteve no 10º Encontro Catarinense de Saúde Mental (ECSM) e no 1º Encontro Nacional de Humanização, Arte e Saúde, realizados nos dias 25 a 27 de agosto, em Santa Catarina.

Na ocasião, o procurador regional dos Direitos do Cidadão substituto em São Paulo, Jefferson Aparecido Dias, apresentou minicurso acerca da legislação em Saúde Mental, colocando em foco a importância das diretrizes estabelecidas pela Lei 10.216/2001. Também foi abordada a legislação penal, processual penal e a lei de execuções penais no tocante ao cumprimento de medidas de segurança.


Também durante o evento, o procurador regional dos Direitos do Cidadão em Santa Catarina, Maurício Pessuto, apresentou palestra sobre “A Responsabilidade Pública de Atenção Psicossocial à Pessoa com Sofrimento Mental”. O representante do MPF fez um panorama histórico da reforma psiquiátrica no País, ressaltando que a temática está entre as prioridades de atuação em sua gestão.

Pessutto ressaltou que a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em Santa Catarina está aberta a ouvir as reivindicações na área e destacou o lançamento da Sala de Atendimento ao Cidadão.

Também integrou a programação palestra realizada pela Comissão Multidisciplinar instituída pela PFDC com vistas a fomentar políticas públicas voltadas à desinstitucionalização das pessoas com transtorno mental em conflito com a lei.